comidas típicas do rio grande do sul

Comidas típicas do Rio Grande do Sul são destaque neste artigo. Saiba mais sobre a culinária gaúcha e todas as suas influências em diversos territórios.

Os sabores do Sul estão atrelados a vários países e mais de um continente, vejamos:

A Europa nos agraciou com as delícias da Itália, através dos imigrantes que no final do século XIX colonizaram a Região Serrana do Rio Grande do Sul. Somam-se às buenas massas, brusqueta com queijo, polenta brustolada, provolone à milanesa, antepasto, deliciosos pães, primorosos doces, vinhos, queijos, salames e excelentes canhas.

comidas típicas do rio grande do sul
Polenta brustolada

Os espanhóis influenciaram os platinos, e estes, os gaúchos. É de patente espanhola, o puchero com osso buco, a molleja, ervilha com linguado; churrasco à parrilla, matambre ao leite, miolada com ovos, sapayo recheado etc.

comida do rio grande do sul
Matambre legítimo
Os gaúchos, oriundos da Alemanha, nos regalaram com variedade de carnes refogadas, pratos como o (Eisbein) joelho de porco; o rolo de carne ou (Fleischlaib); costelada ou (Beamtenripperl); queijo ou pudim de fígado (Leberkäs); cerveja, chimia, cuca, chucrute, salsichões e salames, além do maravilhoso (Lebkuchen) um dos doces prediletos.
culinária gaúcha
Rolo de carne ou (Fleischlaib).

Os índios nos legaram: o churrasco, a paçoca de pilão, amendoim, pinhão, técnicas de defumação, batata doce, erva-mate, mandioca, abóbora, e várias comidas derivadas do milho.

comida típica gaúcha
Pinhão

Os imigrantes portugueses: criaram as charqueadas. São doutores em frutos do mar, embutidos, pratos com carne seca, e cozidos de peixes. Usam intensamente: alho, canela, vinagre, cebola, salsa, cominho e cravo. Dominam os defumados e fabricam doces da melhor qualidade.

CTG S.A.Powered by Rock Convert

A cozinha africana está presente entre os gaúchos, visto que a escravidão ocorreu por cerca de 80 anos no Rio Grande do Sul. Assim, temos: feijoada, quibebe, mondongo, acarajé – bolo de feijão com camarão e azeite de dendê; mungunzá, mocotó, cuscuz, abará – bolo com dendê, assado em folha de bananeira; vatapá e caruru – quiabo com dendê, camarão e castanhas.


De Rondonópolis-MT.

Dr. Francisco Mello – Advogado Criminalista, Historiador e Professor de carreira. OAB-MT 9550. Especialista em Direito Penal e Processual Penal. (669)96892292.

Fontes auxiliares: websmed.portoalegre.rs.gov.brhttp://culinaria.culturamix.com

#Comida #Culinária

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui